Pular para o conteúdo principal

PITÁGORAS


Quase nada se sabe sobre Pitágoras. Alguns chegam a dizer que não existiu e que seu nome teria sido criado para unificar os adeptos de uma seita filosófico-religiosa. Dele não restou sequer um fragmento escrito.

Sua vida foi envolvida em aspectos legendários, como: filho de Apolo, teria recebido a filosofia por uma revelação divina e seria dotado do dom da ubiqüidade. Por esse motivo, é difícil separar o histórico do fantástico. Deixou duas doutrinas célebres: a divindade do número e a crença na metempsicose (migração das almas de corpo em corpo). Percorreu o mundo conhecido de sua época, pregando sua doutrina, uma espécie de seita, um orfismo renovado, fundado numa mística comportando regras de vida por iniciação secreta, por ritos para o êxtase onde a alma seria desligada do corpo (prisão da alma). Após a morte, a alma retorna em outro corpo, onde encontra um destino em conformidade com suas virtudes e vícios anteriores. Por outro lado, os números constituem a essência de todas as coisas. São o princípio de tudo: por detrás das qualidades sensíveis, há somente diferenças de número e de qualidade. A natureza do som que se ouve depende da longitude da corda vibrante. O número é a verdade eterna. O número perfeito é o 10 (triângulo místico). Os astros são harmônicos. Nessa harmonia, que só os iniciados ouvem, cada astro, tendo um número por essência, fornece uma relação musical. Pitágoras é um dos primeiros filósofos a elaborar uma cosmogonia, isto é, um vasto sistema que pretende explicar o universo. Em Crotona fundou uma espécie de associação de caráter mais religioso que filosófico, cujas doutrinas eram mantidas em segredo. Seus adeptos logo criaram novos centros: Tarento, Metaponto, Síbaris, Régio e Siracusa. Participantes ativos da política, provocaram a revolta dos crotonenses. Pitágoras então abandona Crotona, refugiando-se em Metaponto, onde morreu por volta de 490.


Comentários

Unknown disse…
EU NÃO CONHECIA A HISTORIA DE PITÁGORAS MAIS ACHEI MUITO ENTERESSANTE E POR CAUSA DELE HOJE NOS FACILITA A MATEMATICA.
NOME:isabel maria da silva 1°B
ESCOLA:vianelo
Anônimo disse…
Pitágoras era filho de Apolo e acreditava nessas coisas de que quando morremos a alma sai do corpo e depois retorna no corpo de outra pessoa.
Tambem achava que os números era o princípio de tudo no mundo.
Eu adorei o ponto de vista de Pitágoras apesar que eu não acredito em reencarnação, mas tudo bem.

Nome:Francielly Pereira dos Santos
Série: 2ªA
Escola: Vianello
Anônimo disse…
É interessante a forma que Pitágoras entendia o mundo, apesar de eu não acreditar em reencarnação.
Pitágoras contribuiu muito para filosofia e matemática sua teoria foi importante para a sociedade enriquecendo nosso conhecimento.
Nome: Jacqueline dos Santos 2°B
E.E Com. Alfredo Vianello Gregório.
Anônimo disse…
Eu achei muito enteressante o que esta disendo no texto, que esta esplicando o que era Pitágoras.
Que ele contribui muito para filosofia e a amatemática sua teoria foi muito importante para todos nós,o que faz com que hoje a matemática fique mais fácil para o entendimento gostei muito...
"E.E.Com.Alfredo.Vianello.Gregório"
Nome:Joyce Guedes N°21 série:1°A turma da manhã!
Anônimo disse…
Eu entendi que Pitágoras era filho de Apolo e que a filosofia foi deixad como hernça divino, ou seja, filosofar era um tipo de dom pra ele. Ele acreditava que quando uma pessoa morre ela reencarna num outro corpo.

Nome:Francielly Pereira dos Santos
Nº 20
Série: 2ªA
Unknown disse…
Eu num conhecia historia de pitágoras acheii mtoo legal..
hoje em dias facilita nossa matematicaa..
sempree acheii os numeros o principío de tudo no mundo
acheii mto intereçante...
nome: Alan Costa Freitas
nº:01
serie:1ºA
escola: Vianello
Anônimo disse…
Muito interessante a história de Pitágoras.
É legal saber a um pouco sobre alguém que nos influência tanto.
Nome: Aline Cassiano de Castro
série:1ºB
E.E.COM.Alfredo Vianello Gregório
Patricia disse…
Interesante...bom saber um pouco mais sobre pitagoras,ja que pouco se sabe sobre ele e tambem saber do homem que tem muita influencia na matematica.
Patricia Gritti
N�36 1�A
Vianello
deyvisson disse…
na verdade eu naum conhecia a historia de pitagoras e eu achei muito interresante a forma como ele enxergava o mundo ....

deyvisson
1º A
manhã.
Anônimo disse…
Bom eu gostei muito dos videos, são muito importantes eu acho que todos da minha sala deveriam fazer o possível para vê-lo. Gostei muito de relembrar sobre pitágoras. Excelente trabalho Profª Douglas.

NOME: Juliana Aparecida Cavalcante
SÉRIE: 2ºA
Escola: Alfredo Vianello Gregório

Postagens mais visitadas deste blog

Frações

Olá Galerinha Antenada do Ensino Fundamental, mas se você é do Médio e está com dificuldade, vale a pena ver! Aqui você vai encontrar tudo sobre as frações. Os vídeos são uma iniciativa do Vestibulandia.com . Boa aula.